Projeto Profissões – Expandindo Horizontes
10 novembro de 2017Por Marcos Augusto Martins Cardoso
No último dia 24 de outubro, os alunos das 1ªs e 2ªs séries do Ensino Médio vivenciaram a última etapa do Projeto Profissões do ano, que consiste em uma visita às instituições de Ensino Superior.
Após escolherem um curso superior, de acordo com o seu centro de interesse, os participantes tiveram a oportunidade de lidar mais de perto com vivências acadêmicas, infraestrutura física e pedagógica de diferentes formatos, participando ainda de visitas guiadas e simulações de experiências, debates e contatos com coordenadores/professores. Os grupos foram montados a partir de escolha dos próprios alunos e direcionados a diferentes instituições de ensino superior, nossas parceiras na proposta: Emescam, FDV, Fucape, Multivix e UVV, sempre acompanhados pelos professores/profissionais do Da Vinci.
Mais uma vez houve adesão maciça dos estudantes, os quais se apropriaram da oportunidade de maneira proativa/produtiva. As atividades propostas variaram de acordo com o perfil do curso superior e as ilustrações ora visibilizadas trazem um panorama da riqueza do trabalho organizado em cada instituição e o envolvimento dos alunos do Da Vinci com espírito colaborativo e motivação.
A vivência de campo contribuiu para os estudantes definirem de forma mais consciente o curso de graduação e a profissão de acordo com suas habilidades/centro de interesses, além de lhes proporcionar que experimentem particularidades inerentes ao seu futuro curso. Se para alguns, a iniciativa serviu à consolidação de vocações, para outros instigou a uma maior reflexão antes da tomada de decisão; para outros ainda, representou mudança de perspectiva. Uma proposta ampla, visando a objetivos também amplos, muito mais para o pragmático que para o filosófico.
Ao Da Vinci, cabe reconhecer o espírito de parceria das instituições que nos acolheram ao abrir suas portas e selecionar seus melhores quadros para um contato esclarecedor e motivacional para os nossos alunos, neste momento de tanta proximidade com o ingresso no campo acadêmico/profissional.