Notícias

Sempre-Aluna Da Vinci é uma das vencedoras do prêmio alemão Green Talents 2019

7 outubro de 2019

Doutoranda em dupla titulação em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e em Direito Internacional Ambiental, pela Universidade de Maastricht (Holanda), Luísa Cortat Simonetti Gonçalves Coutinho, 31 anos, Sempre-Aluna Da Vinci, é uma das vencedoras do prêmio alemão Green Talents 2019. Em outubro, o governo da Alemanha promove, em Berlim, o encontro entre jovens cientistas com a elite alemã de pesquisadores das áreas da ciência e da sustentabilidade. O intercâmbio de ideias é base para futuras cooperações com o país, por meio da competição Green Talents, que é realizada todos os anos pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF).

luisa

Um júri formado por renomados especialistas alemães selecionou, para esta edição, 25 cientistas promissores entre 837 candidatos de mais de 97 países. Pela primeira vez na competição, Camarões, Líbano, Marrocos e Papua Nova Guiné estão entre os países de origem dos vencedores, que encaminharam suas iniciativas para o concurso, em maio. Neste ano, celebra-se o aniversário de 10 anos do programa sob o tema Smart Green Planet – Solutions for a Sustainable Future. Além de Luísa, mais um brasileiro também foi premiado na competição, o pesquisador Marcelo Menezes Morato.

Luísa destacou-se na competição com um projeto de pesquisa que analisa iniciativas legislativas, privadas e corporativas, para reduzir a poluição plástica nos oceanos. Ela analisou treze instrumentos e protocolos internacionais já existentes – tanto das chamadas hard law quanto das chamadas soft law. Sua análise mostra que nenhum deles está abordando especificamente o problema, mas aponta vários aspectos essenciais a serem considerados pelos Estados ao projetar uma solução sustentável que enfrente a poluição plástica nas águas internacionais. Além disso, fez estudos de casos de iniciativas privadas, de  ONGs e empresas, por exemplo, que lidam com poluição por plásticos, concentrando-se no aspecto da responsabilidade social corporativa. Ela pretende derivar princípios para uma combinação de políticas apropriadas, uma estrutura teórica ideal para soluções ambientais e que levem em consideração as interações entre governo, sociedade civil e empresas. O objetivo final é auxiliar na construção de uma regulamentação ambiental eficaz.

Segundo Luísa, a sensação deste excelente resultado na competição é indescritível. “Receber esse prêmio estimula a seguir e renova as esperanças de que minha pesquisa e meu trabalho possam contribuir para uma sociedade melhor”, comenta. “O maior desafio foi justamente demonstrar a qualidade e relevância do meu trabalho para pessoas que não me conhecem e, consequentemente, ser escolhida dentre as 25 melhores pesquisadoras, sendo que foram considerados 837 pesquisadores qualificados de quase 100 países.”

Entre os dias 13 e 25 de outubro, Luísa estará na Alemanha para a premiação. “Além do Science Forum, teremos, na programação, visitas a instituições de pesquisas e universidades, conversas com especialistas, cerimônia de entrega do prêmio, dentre outros eventos. Para 2020, farei uma instância de 3 meses de pesquisa custeada pelo governo alemão, também como parte do prêmio.”

Luísa também comenta sobre a contribuição da Escola ao longo de sua trajetória profissional. “Estudei por 10 anos no Da Vinci, da 2ª série  do Ensino Fundamental (na nomenclatura da época) até o 3º ano do Ensino Médio. Isso por si só já demonstra a importância da Escola na minha formação mais crucial. Foram tantas oportunidades e experiências que é difícil enumerar, mas o Da Vinci sempre estimulou minhas habilidades e curiosidades, possibilitou-me desenvolver o conhecimento de idiomas e me preparou para enfrentar os desafios e buscar meus objetivos. Sou muito grata à Escola como um todo, mas, em especial, a Pignaton e aos excelentes profissionais que encontrei ao longo do caminho.”

 Green Talents

Em sua décima edição, o concurso Green Talents oferece uma plataforma para que jovens talentos da pesquisa de todo o mundo compartilhem os seus projetos nas áreas da ciência e desenvolvimento sustentável. As iniciativas são reconhecidas pela capacidade inovadora de tornar a sociedade mais sustentável, abrangendo diversas áreas da economia com ideias criativas capazes de responder às questões atuais mais urgentes sobre proteção ambiental e sustentabilidade. Essas questões, bem como os desafios enfrentados pelo meio ambiente em geral, exigem cooperação científica internacional.

Os 25 ganhadores serão homenageados em cerimônia de premiação no dia no dia 24 de outubro no BMBF – Ministério Federal da Educação e Pesquisa, em Berlim. O evento será aberto por Michael Meister, secretário de estado parlamentar, e contará com a presença de representantes das instituições participantes, membros do júri e da embaixada e outros convidados ilustres.

Tags: , ,