Notícias

Trabalho Voluntário: ajuda ao Centro de Vivência de Santo Antônio

11 dezembro de 2017

Por Joelmo Costa e João Duarte Saleme de Sá

De acordo com as Nações Unidas, “voluntário é o jovem, adulto ou idoso que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem-estar social ou outros campos”.

11

Foi com esse espírito que alguns alunos do 9° ano do Da Vinci, juntamente com os alunos participantes do projeto “Terça Sonora”, arrecadaram R$ 2.106,00 (dois mil cento e seis reais) para ajudar o Centro de Vivência de Santo Antônio em Vitória. A instituição é uma “casa de passagem” que atende temporariamente crianças de 0 a 7 anos. O valor foi arrecadado nas manhãs de terças feiras, durante o mês de outubro, foi utilizado na compra de uma máquina de lavar roupas, e em tintas para a pintura de uma das salas do centro de vivência e no transporte dos alunos que no sábado, dia 25, foram ao local. A prestação de contas dos valores arrecadados e gastos está afixada nas salas de aula do 9º ano.

7

8

Visita ao Centro de Vivência de Santo Antônio

No dia 25 de novembro, o grupo de voluntários (alunos de 9º ano) do Da Vinci visitou o Centro de Vivência de Santo Antônio. No local, entregaram a máquina de lavar, realizaram a pintura de uma das salas e apresentaram um teatro de fantoche para as crianças atendidas. Foi uma manhã de trocas e crescimento para os nossos alunos.

O grupo de alunos que participou da ação fez parte do PC (Projeto Cultural) Voluntariado, oferecido aos alunos no primeiro semestre do ano. Nesse projeto, os estudantes tiveram como desafio criar uma proposta de atendimento para o Centro de Vivência, levantando custos e possibilidades de ajuda, de acordo com a necessidade da instituição. No decorrer do PC, os alunos estudaram textos sobre o tema (Lei do Voluntariado, reportagens sobre projetos voluntários); pesquisaram a diferença entre trabalho voluntário e trabalho assistencialista; assistiram uma palestra com as profissionais (psicóloga e assistente social) que trabalham no atendimento das crianças,

No segundo semestre foi criado o grupo de voluntários que colocou em prática as ações planejadas no projeto cultural, reunindo-se em algumas sextas-feiras na escola, sempre em horários extraclasse. As ações discutidas nesses momentos resultaram na visita dos alunos no último dia 25.

Brincadeiras e fantoche

Uma manhã divertida e marcada principalmente pelas trocas entre os nossos alunos e as crianças do centro de vivência. Os estudantes do Da Vinci produziram e apresentaram uma história representada em fantoche e receberam o carinho e atenção das crianças envolvidas. Um encontro humanizador e tão necessário para as crianças que estão provisoriamente ou permanentemente longe das famílias e para os nossos alunos que efetivaram uma ação cidadã e social.

Relato da aluna Ana Victória Borlot da Rocha Siqueira (9ºI3)

Ter ido ao centro de vivência foi uma experiência incrível. Eu sempre procurei lugares onde poderia realizar esse tipo de trabalho e, quando a escola informou que trabalharíamos com crianças, eu fiquei muito feliz. O processo inteiro foi muito bom, desde a organização até o dia em que fomos ao local. Foi muito prazeroso brincar com as crianças, fazer elas rirem e ver que elas estavam tão felizes com a nossa presença me deixou feliz também”.

É bom destacar que a prática voluntária tem sido desenvolvida pelo Da Vinci há anos e a sua valorização dentro do currículo, tem estimulado o interesse dos alunos em participar de ações sociais, como, por exemplo, o projeto Parceria Solidária, a Campanha Solidária, além de outros como a criação do Museu de Cultura Italiana em Santa Teresa.

3

4

5

6

2

Tags: , , ,