Desdobramentos

Como desdobramento do currículo de perspectiva cultural, o Da Vinci trabalha as bases comum e diversificada de conteúdos, a contextualização do conhecimento e a interdisciplinaridade, o desenvolvimento de habilidades e competências, a resolução de problemas. Além das disciplinas da base nacional comum, há ênfase para outros domínios, intra e extra sala de aula: línguas estrangeiras com imersão cultural e suporte nas Artes, notadamente Literatura; esportes, danças, música, jogos e brincadeiras; viagens acadêmicas e excursões pedagógicas; disciplinas diversificadas e projetos culturais a partir de demandas próprias da juventude e de uma leitura crítica do entorno; mostras, exposições e festivais de teatro/saraus/recitais; Projeto Profissões e fóruns estudantis; programas voluntários e campanhas educativas; em suma, dinâmicas de trabalho que alimentam o entorno com ações socioculturais.

manifestaes-culturais

A perspectiva cultural do currículo tem como um de seus pilares a ampliação curricular, o que enriquece a sala de aula tradicional com múltiplas manifestações que asseguram outra roupagem/colorido ao cotidiano e fazem da Escola uma espécie de centro cultural atuante e produtivo. Essa ampliação perpassa todos os segmentos e reflete-se na concepção de horários com base em competências e habilidades, formação de hábitos sociais e de autonomia de estudo, mescla de aulas curriculares e investidas em metodologia de projetos.

O fato de investir em frentes de trabalho apartadas do cotidiano pedagógico torna significativo o terceiro turno, espaço de atuação que contempla desde as escolas de músicas/esportes (com currículo e dinâmica próprios e significativo contingente de alunos inscritos) até as oficinas opcionais (espécie de disciplinas eletivas que dão vazão ao empreendedorismo dos professores e aos centros de interesse dos estudantes) e os investimentos na preparação para olimpíadas, em programas de apoio pedagógico e cursos especializados.

Há uma outra dimensão da perspectiva cultural que se encontra no currículo oculto, naquilo que não é planejado/sistematizado, mas desvela toda uma cultura, espírito de compartilhamento, sensação de pertença. O currículo oculto do Da Vinci desvela preocupação com o patrimônio, respeito aos valores humanos, congraçamento entre artístico e científico, visão de hierarquia e autoridade, crítica a modismos e efemeridades, criando um estilo que se projeta para a vida e deixa marcas/referências em muitas interfaces com a realidade.

A perspectiva cultural não é uma questão de retórica, mas uma prática significativa, retroalimentada por um misto de situações materiais e imateriais, concretas e abstratas, pragmáticas e filosóficas.