Viagens Acadêmicas

A prática de um currículo de perspectiva cultural, cuja intencionalidade é a formação integral do homem, exige a oportunização de atividades planejadas de forma a oferecer ao educando a possibilidade de vivenciar teorias e leituras críticas do entorno, próximo e distante. As viagens acadêmicas do Da Vinci descortinam esse panorama para alunos/professores e acrescentam a possibilidade da convivência como conteúdo intensivo e partilhado.

Responsáveis pelo desenvolvimento/aprendizagem de valores como solidariedade, tolerância, coragem e sociabilidade, essas atividades planejadas/organizadas de modo desaliado do padrão turístico convencional levam em conta a faixa etária e os conteúdos de cada série, apresentando objetivos semelhantes e peculiares, que preveem uma etapa de preparação prévia com os alunos-viajantes (óticas pedagógico-educacional e científico-artística), criação de roteiros com perspectiva cultural, para afloramento de espírito observador, atitude cidadã e visão crítica; e, por fim, uma avaliação fundamentada sobre os ganhos e dificuldades encontrados em cada evento/percurso.

No Centro Educacional Leonardo da Vinci, as viagens iniciam-se a partir do 4º ano do Fundamental, privilegiando a conexão entre conteúdos específicos e culturais, o convívio social, a inserção cultural, a prática da independência e autonomia.
São contemplados destinos locais, nacionais e internacionais e adotada uma flexibilidade na montagem de roteiros e na definição das propostas de trabalho a eles acopladas, nunca se perdendo de vista o compromisso com a expressão cultural e a socialização, além da produção de diários de bordo para registro de impressões e aprendizagens significativas.

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