Excursões Pedagógicas
Considerando a relevância das interações do sujeito com o meio, a Escola concebe as excursões pedagógicas parte integrante do currículo em diferentes disciplinas, levando os alunos à transposição das teorias de sala de aula para as práticas de vida. São atividades favorecedoras de habilidades fundamentais para o senso de realidade, tais como: pesquisa de campo, ampliação temática, experimentação, demonstração de aprendizagens, produção cultural.
Em alguns eventos, que se apropriam da cidade como cenário educativo, o foco está no estabelecimento de relações com conteúdos em estudo, sendo este o caso do percurso por bairros da Grande Vitória ou de cidades próximas para aplicação dos conceitos de paisagem e observação da interferência do homem sobre os espaços; bem como das visitas guiadas a empreendimentos comerciais ou industriais, parques naturais e escolas de Ciências Humanas e Naturais, a fim de praticar o olhar observador, a curiosidade/apreciação, a sistematização.
Em outros momentos, as excursões pedagógicas contemplam visitas a espaços culturais-comerciais (livrarias, supermercados, ateliês, museus, fazendas temáticas, teatros e cinemas), potencializando hábitos culturais e conhecimentos sociais; administração de recursos próprios e liberdade de escolha de aquisições culturais; interesse por mostras/exposições que ampliam o repertório cultural dos cidadãos.
No âmbito do Fundamental II, as excursões pedagógicas priorizam estudos do meio, visitas a exposições temáticas e atividades integradas aos projetos culturais em andamento.