Viagens Acadêmicas

As viagens acadêmicas no Da Vinci assumem caráter sociocultural, visando à formação de sujeitos pensantes, críticos e interferentes na realidade. O espírito observador e a responsabilidade cidadã, o registro do vivenciado/aprendido e a produção cultural são os pilares dessas iniciativas, que sempre ensejam uma preparação prévia com os alunos-viajantes e uma avaliação fundamentada sobre ganhos e dificuldades vivenciados em cada evento, na etapa de Pós-Viagem.

As viagens acadêmicas do Da Vinci detêm um estilo próprio, distante das viagens de padrão turístico. Os focos de trabalho variam por série e agregam as dimensões histórico-geográfica, artístico-cultural, promovendo a integração de saberes, objetivos e resultados. Os roteiros são de criação autônoma da Escola e priorizam a perspectiva cultural e alguns centros de interesse, para que melhor se atenda à inter-relação com conteúdos pedagógicos e a conexão entre áreas do conhecimento.

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A Escola já acumula larga experiência de viagens, contemplando destinos nacionais (pelos estados do Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo) e internacionais (América Latina e Velho Continente, contemplando os países da Europa Ocidental até os integrantes do Leste Europeu e os países nórdicos, além de Japão, China e Cingapura), sempre atualizando roteiros e estando atenta aos percursos e dinâmicas que mais convêm, de acordo com as configurações da realidade, as movimentações da economia, os aspectos de segurança, conforto e diversificação cultural.

A divulgação das viagens acadêmicas é feita de maneira ampla na Escola, mediante palestras para os alunos, oferta de folhetos ilustrativos, circulares esclarecedoras para as famílias, reuniões de trabalho, etc; com transparência de critérios para participação, objetivos, procedimentos, roteiros e custos. Com isso, esse componente curricular passou de um investimento pedagógico a uma marca institucional de qualidade. Um diferencial consiste na cobertura on-line dos eventos, com as famílias recebendo, via site, informações pontuais sobre cada viagem, podendo visualizar sua riqueza cultural e diversificação pedagógica, em tempo real, o que propicia conforto e tranquilidade para as famílias, além de municiá-las de repertório cultural.

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Os roteiros são impregnados de atividades culturais (visita a museus/igrejas/parques temáticos; expressões culturais nos locais visitados), observações e pesquisas de campo (sobre arquitetura e patrimônio, estilo de vida, formas alternativas da economia, vocação das cidades, etc.), havendo um cuidado redobrado na seleção de hotéis/restaurantes (pelo padrão de qualidade e capacidade de atendimento a grupos pedagógicos) e nos aspectos de acesso/conforto/segurança. Além disso, os alunos produzem diários de bordo para registros de impressões/aprendizagens e participam de concursos ou atividades culturais que os inserem como protagonistas do processo, não como receptores.

No âmbito do Fundamental II, as viagens atualmente oferecidas são Belo Horizonte/Matozinhos para os 6ºs anos, Ouro Preto/Congonhas para os 7ºs, Petrópolis para os 8ºs, São José dos Campos / São Paulo para  os 9ºs. Os alunos desse segmento, a partir do 7º ano, também são público potencial das viagens internacionais, o que demanda uma preparação intensiva na etapa da pré-viagem (inclusive com reuniões de trabalho aos sábados, leituras e pesquisas dirigidas), uma permanência mais extensa longe das famílias (média de quinze dias) e a produção de um diário de bordo mais analítico, para refletir aprendizagens, percepções e extrapolações.

Tempestivamente, as informações específicas são disponibilizadas e as inscrições acontecem somente através do portal Da Vinci Online.

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