Notícias

Planejamento 2013/2014 : Abrindo janelas, descerrando cortinas

4 fevereiro de 2014

Finda a temporada de férias/recesso, o Da Vinci principia o ano letivo de 2014 recorrendo à metáfora das janelas abertas para acolher a comunidade educativa. O tradicional café da manhã, em que o grupo se reencontra e recebe os novos integrantes no Refeitório Santa Ceia, foi regado a iguarias de Santa Teresa e a imagens estilizadas para trazer à tona o tema transversal do ano: as manifestações da cultura italiana entre nós, os capixabas.

foto1

O tom do acolhimento foi a essência do pronunciamento da Direção na abertura do ano letivo (continuidade do planejamento 2013/2014). No 25º ano de funcionamento da instituição, foi enfatizada a alegria de compor uma equipe que se constrói cotidianamente e se apropria dos encontros coletivos para contextualizar/oferecer norteadores que visem à integração de forças e mentes para o trabalho e a produção.

foto03

foto02

Os gestores da Escola costumam abrir o ano letivo dividindo sua explanação em três eixos. Pignaton traz percepções sobre as matrículas, a localização da Escola no contexto socioeconômico do país e o desempenho de nossos alunos no ENEM e concursos vestibulares; neste particular, a culturalização ao longo da formação continuada e a dedicação aos conteúdos específicos na 3ª série do Ensino Médio permitem aos alunos responderem com êxito a diferentes propostas externas avaliativas. Victor Affonso traz um panorama da readequação da estrutura física para compatibilizar-se a um ideário que abre muitas novas frentes, sem se descuidar do instituído e das questões de conforto/segurança, além de trazer indicadores sobre inovações tecnológicas e funcionalidades à disposição da comunidade. Já Maria Helena aborda a dimensão filosófica e o ideário educativo que se alimentam de resgates e atualizações, enfatizando que “não somos mais uma equipe de informação, e sim um moto contínuo de pessoas e processos, privilegiando a tão buscada e inalcançada sapiência”.

foto04

Em seguida à fala da Direção, ocorreu uma mesa-redonda em torno do tema Agenda de diferentes segmentos como norteadora da perspectiva cultural do Da Vinci. A título de organizador prévio, foi montada uma mostra dos eventos realizados no ano anterior, como forma de visibilizar o investimento da instituição em eventos e atuações que espelhem a culturalização como tônica permanente. Foi apresentada também uma projeção de perspectivas de trabalho para 2014, cujo tema transversal é “Somos nós, os capixabas”, recaindo sobre as manifestações da cultura italiana dentre nós, e feito um convite aos segmentos/profissionais para se apropriarem do tema como fonte inspiradora de atividades e projetos que  congreguem professores e alunos na pesquisa, seleção, conexão e extrapolação de focos.

agenda

A coordenadora dos trabalhos artísticos, Luciana Biasutti, discorreu sobre os bastidores da produção da agenda e deixou visíveis as diferenças na montagem de páginas artísticas, documentais e visuais, tratando a agenda como uma  obra de arte ou colcha de retalhos, em que a leitura articulada e a observação de detalhes são fundamentais para a compreensão do todo e o desvendamento dos hipertextos.

Um diferencial a ser buscado em 2014 consistirá em atribuir função social e dimensão afetiva a algumas iniciativas culturais, fazendo o sensorial dominar a cena e deixar em segundo plano o descritivo/receptivo, sempre em busca da emoção que se pauta pela racionalidade.

Oficializada a abertura do ano letivo, é hora de fazermos valer o título de um ensaio produzido pela diretora Maria Helena para Leonardo em revista, nossa publicação institucional que perdurou por seis anos como uma mostra panorâmica de reflexões e práticas pedagógicas: Abrindo janelas, descerrando cortinas. Que apertemos o passo para explorar veredas e descortinar horizontes.

Tags: