Categoria: Planejamento

17 dezembro de 2018

Planejamento 2018/2019: habilidades socioemocionais em voga

Por Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton Um dos slogans caracterizadores do ideário do Da Vinci, sempre revisitado em nosso estilo de atuação, é “A Escola como motocontínuo: o futuro sempre à vista”. Isso se reflete tanto nas vivências de  sala de aula e  ampliações culturais; quanto nos momentos de transição de um ano letivo para o […]

Leia mais
9 fevereiro de 2018

ABERTURA DO PLANEJAMENTO 2018 – MANHÃ VIRTUOSA

Por Paulo de Tarso Rezende Ayub Em consonância com o tema transversal a ser visibilizado nas agendas de diferentes formatos –  EDUCAÇÃO VIRTUOSA: alimentos do corpo, alimentos da alma –, a Escola celebrou o advento de mais um ano letivo e o retorno dos professores ao trabalho com uma manhã virtuosa, a título de abertura […]

Leia mais
13 fevereiro de 2017

Abertura do Ano Letivo – Semana de Planejamento

Por Paulo de Tarso Rezende Ayub Enquanto membros da Direção ocupavam as mesas dispostas no palco do Teatro da Vinci e os integrantes da equipe os bancos da plateia, para contracenarem na primeira reunião de trabalho de 2017, ouvia-se, como plano de fundo, a interpretação emocionada de Elis Regina para a composição “Como nossos pais”, […]

Leia mais
3 fevereiro de 2017

Inauguração do ano letivo à base de afeto e estética

Por Paulo de Tarso Rezende Ayub O acolhimento dos professores para o ano letivo de 2017 foi marcado pelas dimensões do afeto e criatividade. Considerando o tema transversal que serviu de norteador para a confecção da agenda (educação/apreciação estética), e que inspirará muitas ações e eventos ao largo do ano, o Da Vinci preparou “aquele” […]

Leia mais
29 dezembro de 2016

Da Vinci promove workshop sobre coordenação motora para docentes

Trabalhar a coordenação motora na infância de uma forma lúdica é muito importante, pois estimula um desenvolvimento saudável tanto no aspecto físico como intelectual e emocional. Pensando nisso, o Da Vinci promoveu, também de forma bastante lúdica, um workshop sobre o tema para as equipes da Educação Infantil, Fundamental I, Música e Educação Física. O […]

Leia mais
21 dezembro de 2016

PLANEJAMENTO 2016/2017: SENTIDOS EM ALERTA

Por Paulo de Tarso Rezende Ayub Durante os tempos de planejamento (ao final de um ano letivo e início do outro), o Da Vinci tem reservado alguns momentos para sensibilização de professores/funcionários quanto a algumas riquezas cotidianas que acabam passando despercebidas aos olhos daqueles que não participam diretamente dos processos que as respaldam. Muitos professores […]

Leia mais
11 fevereiro de 2016

Formação de professores: “Ética e valores humanos”

Por Luiz Henrique Menezes No dia 03 de fevereiro, todos os professores do Da Vinci, do Infantil ao Médio, assistiram a uma palestra com o professor Francisco Aurélio Ribeiro, cujo título foi “Ética e valores humanos”. Com uma vasta produção intelectual nas áreas de leitura, literatura infanto-juvenil, Literatura e História do Espírito Santo, Francisco Aurélio, […]

Leia mais
5 fevereiro de 2016

Planejamento 2016 – um processo contínuo

Por Paulo de Tarso Rezende Ayub Ano novo, vida nova. Esta máxima, proclamada na entrada do ano e relativizada à medida que a vida segue com suas permanências, não se aplica à dinâmica do Da Vinci. O que vale, em nossa Escola, é a ideia de “ano letivo novo, vida acadêmica continuada”. A parada para […]

Leia mais
18 dezembro de 2015

Planejamento 2015/2016: apagar das luzes como reflexos

Por Paulo de Tarso Rezende Ayub Vamos e convenhamos, uma escola não se faz de rupturas ou transições. A educação é um contínuo, em que se conectam passado e presente; retrospectiva e perspectiva; permanências e mudanças. Numa escola de perspectiva cultural, então, nem se diga. Ao tempo cronológico, sobrepõem-se entretempos, sobretempos até contratempos. Sim, porque […]

Leia mais
4 fevereiro de 2015

Abertura do Planejamento dos Professores

Por Paulo de Tarso Rezende Ayub Planejamento e proatividade são palavras-chave no Da Vinci, além de constituírem a tônica da manutenção e revitalização do projeto educativo. Com esse enfoque, a palavra da Direção na abertura do planejamento/2015 serviu para enfatizar que o investimento permanente da Escola no binômio estrutura/diferencial de ensino é mais que uma […]

Leia mais